Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
quarta-feira, junho 21, 2006
Tideland


Que experiência!

Primeiro que tudo, quem é Jodelle Ferland? Aonde é que ela esteve escondida? Aparentemente na televisão, uma vez que quase todos os seus trabalhos anteriores foram tele-filmes ou séries do pequeno ecrã. Este ano, transborda na tela de cinema, com o tragicamente mágico, Tideland. Interpreta a Alice.. perdão, interpreta Jeliza-Rose, a heroína deste obscuro conto de fadas.

Tideland é o lado perdido de Wonderland. É o medos e a solidão. É a fé como último recurso. Mas partilham a mesma capacidade de imaginação, de criar um mundo que acompanhe os personagens, uma idealização, mais ou menos distorcida, do que é perfeito. A fé é a motivação do filme, é aquilo que faz cada um dos personagens seguir em frente. É uma mãe que, pressentido a morte a chegar, promete à filha uma vida melhor, um dia, quem sabe. É um pai que fracassa em sê-lo, mas que nunca a abandona. Mas é, acima de tudo, uma filha que perde tudo, menos a vontade de estar só. Mesmo que para isso tenha de imaginar uma mãe, um pai e, por vezes, tenha de se imaginar a si mesma.

É na imaginação de Jeliza-Rose que se constrói o filme. Uma criança, filha de dois pais toxicodependentes, delirantes e desprovidos de qualquer noção da realidade ou de moral. Quando os dois a deixam, Jeliza-Rose, de apenas 8 anos, esconde a dor nas ilusões que tem da vida. Imagina um mundo de fantasia para não ter de se confrontar com a realidade. Tivesse Jeliza-Rose tido uma infância normal e sonharia como as crianças da sua idade, mas o seu caricato ambiente familiar fá-la ser, tal como os pais, de uma excentricidade mórbida. Por vezes demasiado explícito para olhos mais sensíveis.

Também neste conto, como naqueles que começam por era uma vez, os personagens são inocentes, cada um de forma diferente. Alguns de forma mais infantil, outros de um modo mais escondido ou dissimulado, mas todos eles têm fraquezas e momentos em que se envergonham da natureza humana. Só Jeliza-Rose é criança na sua forma de vida, ainda não foi corrompida pela mente do homem. Mesmo com a envolvente que a acompanha, ela é independente. Do alto dos seus 8 anos tem certezas, tem alegria, tem esperança. Que os pirilampos sejam fadas e que o rabo dos esquilos brilhe no escuro...

Tideland é um mundo desencantado, com mil poços profundos por explorar.

A minha classificação é de 8,5/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 16:11  
1 Comments:
  • At 22/6/06 00:34, Blogger not_alone said…

    Sim, estreia amanha. E desta vez vi-o pelos meios tradicionais, ou seja, ganhei bilhetes para uma ante-estreia. Faço tudo para não ter de pagar 5 euros :P

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com